Diversidade nas Organizações
Cultura Postmetria

Diversidade nas Organizações e os Impactos no Ambiente de Trabalho

Diversidade racial

É estranho pensar que, apesar de os negros representarem mais da metade da população (54,9%, segundo o IBGE), esse grupo possui alguns dos piores índices socioeconômicos do país, não é mesmo?

No texto de hoje, vamos dar o contexto histórico para a realidade brasileira e mostrar como a introdução de práticas de diversidade nas empresas impactam no dia a dia dos colaboradores.

Um pouquinho de história…

Existem vários motivos que justificam essa realidade, que vão desde um processo histórico escravocrata, até a falta de iniciativas e políticas públicas de inclusão racial. 

O racismo foi originado e disseminado na sociedade brasileira em vista dos quase 400 anos de escravidão no país, em que os colonizadores viam os negros e indígenas como seres inferiores e até mesmo não-humanos – o que parece inacreditável ☹️ 

Mesmo após a libertação dos escravizados pela Lei Áurea, em 1888, os negros continuaram sofrendo discriminações e foram marginalizados socialmente.

O fato é que, durante todo esse processo histórico, a comunidade negra foi colocada em condições de desvantagens sociais. Como consequência, essa discriminação racial foi enraizada na sociedade, fazendo com que seus efeitos sejam sentidos em vários setores econômicos, até os dias de hoje. 

Dados e Definições

Em relação ao acesso à educação, segundo o IBGE, a proporção de jovens que não concluíram o ensino médio é maior entre os negros (55,4%) do que entre os brancos (43,4%). Quando se refere ao mercado de trabalho, entre os 10% da população com maiores rendimentos, apenas 27,7% são negros, o que também reflete na baixa representatividade nas posições de liderança e nos espaços de poder.

De acordo com o Dicio, a palavra equidade significa senso de justiça, imparcialidade, disposição para reconhecer o direito de cada indivíduo. As políticas econômicas, de saúde e da educação brasileira, deveriam ter em sua composição o princípio da equidade, reconhecendo necessidades de grupos específicos e atuando para reduzir o impacto das diferenças. 

Ao olhar para o recorte da diversidade, temos que a equidade racial preza pelo reconhecimento das características próprias dos diferentes grupos étnico-raciais, de forma a garantir que todas as pessoas tenham condições e oportunidades justas para se desenvolverem no mercado de trabalho, independentemente de sua raça.

Como mudar esse cenário?

diversidade racial

Diante dessa situação, faz-se necessário olhar para os aspectos que constroem barreiras, como o racismo e os preconceitos, e unir esforços, de tal forma que possamos avançar na igualdade.

Mas, e na prática corporativa, como é possível contribuir para mudar essa realidade?

Confira a seguir alguns exemplos de iniciativas que podem fortalecer a inclusão de pessoas negras em todos setores econômicos:

  • Estimular a adoção de ações afirmativas e a realização de investimentos sociais voltados à melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais negros;
  • Criar programas de capacitação profissional nas comunidades;
  • Ampliar a representatividade de pessoas negras em processos seletivos;
  • Auxiliar iniciativas para desenvolvimento e promoção de profissionais negros em potencial para posições  de liderança;
  • Implementar comitês de diversidade racial nas empresas;
  • Entre muitas outras…

Cooperando com ações afirmativas, certamente estaremos colaborando para reduzir o índice de pobreza nas comunidades, através da geração de empregos, e também para diminuir a discriminação e a desigualdade social. Assim, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, de maneira que todos tenham oportunidades mais justas no mundo corporativo.

Postmetria: um case de diversidade!

Por aqui, recebemos alguns destaques no ano de 2021, que nos deixaram cheios de orgulho!
Confira:

Ranking 100 Open Startups – prêmios especiais

A Postmetria recentemente foi reconhecida como “TOP Empreendedorismo Negro” pelo ranking 100 Open Startups 2021. Esse é um dos prêmios especiais do Ranking, que reconhecem e destacam a diversidade entre as startups líderes em open innovation no país.

Foram premiadas as startups do Ranking 100 Open Startups 2021 que possuem, entre seus sócios-fundadores, negros, mulheres ou pessoas com 50 anos ou mais. E a Postmetria foi uma delas! 🏆

Afroempreendedorismo

Além disso, no último dia 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra, tivemos um grande destaque na GZH Digital. Nosso CEO, Dirceu Corrêa Jr., estampou a matéria, falando sobre afroempreendedorismo, pauta que, segundo ele, é o que pode mudar o jogo para as pessoas pretas no Brasil.

“É um baita orgulho, nesse dia de reflexão, poder estimular outras pessoas pretas à ação e ao impacto nas suas vidas, na sua comunidade e no mundo com essa visão empreendedora!”, comenta Dirceu.

Texto elaborado por Aline Silva, Analista de Customer Success na Postmetria


Como você pode ver, aqui na Postmetria, nós vivenciamos a diversidade em nosso dia-a-dia. Somos verdadeiramente uma empresa multicultural!

O que você acha de saber mais sobre a nossa cultura?

Você também pode gostar...